....

Ensino Fundamental - Anos Finais

De acordo com a BNCC, no Ensino Fundamental – Anos Finais as crianças se prepararam para um maior grau de complexidade no ensino-aprendizagem, e devem se apropriar das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos de cada área. Para garantir maior eficiência nesse processo, faz-se necessário retomar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, de forma mais aprofundada, a fim de ressignificar este conhecimento, além de fortalecer a autonomia dos estudantes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acesso a diversas fontes de informação.

 

Além da mudança na fase escolar, é preciso também lidar com as mudanças internas, pois, nessa idade, os estudantes se encontram em processo de transformação biológica, psíquica, social e emocional.  É neste período que se ampliam os laços sociais e afetivos, as possibilidades intelectuais e capacidade de raciocínios mais abstratos. É necessário compreender e acolher afetivamente os adolescentes nesse processo de metamorfose.

 

O Colégio Caminho do Sol se preocupa em compreender os alunos como sujeitos em desenvolvimento, que possuem características e culturas próprias. Pensando nisso, o colégio desenvolve práticas e projetos visando atingir as diferentes inteligências e modos de inserção social.


A proposta curricular busca o desenvolvimento sistemático de competências e habilidades para que o estudante possa apropriar-se dos conhecimentos acadêmicos, aprimorando, dessa maneira, sua capacidade de aplicar os saberes na resolução de problemas do cotidiano. Estimula-se o estudo e o trabalho autônomo, crítico e criativo de forma individual e coletiva. Nessa fase, proporcionam-se práticas pedagógicas que favoreçam o protagonismo estudantil com foco na pesquisa, no diálogo, compreendendo seu papel no mundo e respeitando as singularidades.