top of page

CSOL participa de encontro pedagógico no Rio de Janeiro




Equipe CSOL no Encontro Pedagógico 2019 da Rede de Experiências no Rio de Janeiro


No dia 30 de Março de 2019, sábado, nossa equipe participou do Encontro Pedagógico 2019 oferecido pela Rede de Experiências em conjunto ao Sistema de Ensino Ético, sistema trabalhado pela escola CSOL. O tema deste ano foi “Um Novo Olhar para Diferentes Práticas Educacionais”.



Grandes nomes da área da educação participaram do evento, como José Henrique Porto, que ministrou a palestra “Habilidades do Pensar: mais vale uma cabeça bem feita do que uma cabeça cheia” e Leandro Karnal com o tema “Educando no Mundo Líquido”.




Palestra do Professor Porto - "Habilidades do pensar"



Para Prof. Porto o que mais importa nessa era de tecnologia e relações digitais é o ensino com afetividade e encantamento. Saber cativar o aluno com admiração e respeito requer muita sabedoria além de habilidades humanas. Ao final de sua palestra deixou uma grande reflexão com o ensinamento da parábola do copo com sal: “a educação na contemporaneidade deve ultrapassar o mero exercício da memória e promover, verdadeiramente, a ampliação dos horizontes humanos em seus múltiplos aspectos mentais e emocionais.” Ou seja, é deixar de pensar como copo e passar a agir como um lago, considerando a imensidão do mesmo.




Palestra do filósofo contemporâneo Leandro Karnal - "Educando no mundo líquido"

Para Leandro Karnal o maior desafio do professor do século 20 é ensinar alunos do século 21 com excelência utilizando ainda um ensino baseado em métodos do século 19. Para superar esse desafio Karnal diz que precisamos nos manter na teoria da bicicleta: “pedalar seguindo em frente sempre, pois se parar cai!” Outro ponto importante da palestra foi a reflexão acerca da atual realidade do contexto escolar, Karnal diz: “Tenhamos dúvidas sobre métodos, mas jamais tenhamos dúvidas sobre valores.”





Prestigiando a palestra do Professor Porto.


Com certeza nossa equipe saiu dessa experiência com um novo olhar para as práticas

pedagógicas e vivências escolares.





bottom of page